Cadeira… Senta Que Lá Vem História!

 

O Homem tem procurado desde sempre algo onde possa descansar e, à medida que a sociedade se desenvolve, a cadeira também vai evoluindo.

Foram criadas as cadeiras que balançam, giram, embalam, se reclinam, se dobram e até massageiam, mas antes de todas elas, há cerca de 4.800 anos, foi inventada a cadeira em sua forma mais simples.

Veja a seguir algumas cadeiras que marcaram a história do Design de mobiliário;

 

Poltrona Eames

poltrona-charles-eames-16454-mlb20121414842_072014-f

O conjunto da poltrona com pufe é extremamente conhecido. Você com certeza já viu essa cadeira por aí. Os responsáveis pela peça são Charles e Ray Eames. Ela pode ser considerada popular por sua elegância, conforto e versatilidade. Fica ótima tanto em ambientes residenciais quanto comerciais.

Cadeira Barcelona

studio-roberto-reis-wanderlei-fortunatto-mesa-de-centro-abstrado-tora-brasil-decoracao-arquitetura-uberlandia-decoracao-moderna-charles-chaim-arte

Projetada originalmente para receber a realeza espanhola no Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona em 1929, essa cadeira se tornou um ícone do design moderno, presente em milhares de casas e escritórios no mundo todo.

Cadeira Egg

poltrona-egg-clubhaus-10

 No final dos anos 50 Arne Jacobsen projetou o Hotel Royal, em Copenhague, e para o projeto desenhou uma poltrona que se tornou o maior símbolo de design de móveis no mundo, a The Egg.

Poltrona LC2

poltrona-lc3-vermelha

Também desenhada por Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand, essa poltrona foi uma das primeiras expressões do que seria o design do mobiliário moderno. Seu design simplista, suas linhas clean e conforto fazem dessa peça uma das poltronas mais utilizadas pelos designers de interiores no mundo todo.

Cadeira Panton

12

Feita em 1965 por Verner Panton. Essa cadeira de plástico em forma de S foi à primeira cadeira de plástico moldado em uma só peça do mundo. Uma das obras-primas do design dinamarquês é uma peça empilhável, cuja estrutura exibe um balanço e uma continuidade sem precedentes. Apresentado pelo jovem designer à fabricante Vitra, esse desenho marcante ganhou o mundo, em diversas cores e tamanhos, sendo hoje um dos maiores ícones do design de móveis.

Anúncios

Um comentário sobre “Cadeira… Senta Que Lá Vem História!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s